quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quarta-feira Santa

Resultado de imagem para quarta feira santa
Neste dia nalgumas igrejas celebra-se a piedosa procissão do encontro de Jesus com a Virgem Maria. 

Noutras igrejas celebra-se o ofício das trevas lembrando que o mundo já estava em trevas aquando a proximidade da partida de Jesus Cristo. Nesta cerimonia nocturna, recitam-se salmos penitencias e de lamentação à luz de um candelabro de 15 velas, que vão sendo apagadas a cada leitura até a igreja ficar em total escuridão. Este ritual simboliza o luto e a escuridão que a Terra tomou após a morte de Cristo. Sendo as velas uma metáfora para os discípulos que, um a um, foram abandonando Jesus durante a sua Paixão.
No final da leitura, os oradores fecham o livro com um estrondo para simbolizar o terramoto que ocorreu no momento em que Jesus entregou o seu espírito aos céus. Considerado um dos mais belos rituais da Igreja Católica, o Ofício das Trevas também pode ser celebrado na Quinta ou na Sexta-Feira Santa.

No evangelho deste dia, é-nos apresentada a traição de Judas, descrevendo-nos como este foi ter com os chefes dos sacerdotes, a quem se ofereceu para trair o Jesus. Aceita assim, trinta moedas de prata como recompensa da sua traição. (MT 26,14-25).

Deus nos abençoe, Daniela.


Sem comentários:

Enviar um comentário