quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia de São Pedro e São Paulo - 29 de Junho

São Pedro
Antes de ser chamado Pedro, o seu nome original era Simão. Jesus deu-lhe o seu novo nome com a seguinte frase: “doravante serás pescador de homens” (Lc 5, 11); e exigiu de forma amorosa que este homem tivesse a sua vida totalmente voltada ao serviço do Reino de Deus.

Assim sendo Pedro tornou-se um dos principais apóstolos de Jesus, pregando a Palavra de Deus com a missão de "cristianizar". Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro assistiu a vários dos Seus milagres. Recebeu uma proximidade tão grande com o Mestre que, quando este ressurgiu depois de Sua morte, Pedro foi o primeiro a vê-lo.

São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica, baseada na seguinte passagem:  “que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:18-19)

São Paulo
Como líder dos apóstolos estava constantemente à frente de assembleias e missões. Presidiu a reunião que escolheu Matias para suceder Judas Iscariotes, o traidor. A primeira pregação de São Pedro aconteceu no dia de Pentecostes. Levou o seu ministério a várias regiões e durante estas viagens, encontrou-se com São Paulo (também ele apóstolo, que antes perseguia cristãos e após Jesus ter-lhe aparecido, converteu-se e propagou o cristianismo, escrevendo uma parte do Novo Testamento) e tornando-se grandes amigos continuaram a missão juntos. Ficaram presos por ordem de Nero. Enquanto se encontrava na cadeia, São Pedro junto a São Paulo realizou inúmeros baptismos.

No ano 64 d.C, Pedro morreu crucificado. Quando soube que seria crucificado, Pedro escolheu ser posto de cabeça para baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. O primeiro pontífice católico está enterrado na basílica que leva seu nome e se localiza no Vaticano. São Paulo morreu decapitado nos arredores de Roma.

Para comemorar este apóstolo, faz-se festas populares, com manjericos nas janelas e fitas coloridas pelas ruas, juntando-se a multidão e a família. 

Oração: Ó Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, nós te escolhemos hoje e para sempre como nossos especiais protectores e advogados:

Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou sua Igreja;
ao bem-aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da verdade em todo o mundo.
Alcança-nos, te pedimos, uma viva fé, firme esperança e ardente caridade;
um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração,
sincera intenção no trabalho, diligencia no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos,
conformidade com vontade Deus e perseverança na divina graça ate a morte, a fim de que por tua intercessão e teus gloriosos méritos,
superadas as tentações do mundo, do demónio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo,
para gozar e amar eternamente a ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus nos abençoe, Daniela.

Sem comentários:

Enviar um comentário