quarta-feira, 29 de junho de 2016

Dia de São Pedro e São Paulo - 29 de Junho

São Pedro
Antes de ser chamado Pedro, o seu nome original era Simão. Jesus deu-lhe o seu novo nome com a seguinte frase: “doravante serás pescador de homens” (Lc 5, 11); e exigiu de forma amorosa que este homem tivesse a sua vida totalmente voltada ao serviço do Reino de Deus.

Assim sendo Pedro tornou-se um dos principais apóstolos de Jesus, pregando a Palavra de Deus com a missão de "cristianizar". Enquanto Jesus se encontrava fisicamente entre o povo, Pedro assistiu a vários dos Seus milagres. Recebeu uma proximidade tão grande com o Mestre que, quando este ressurgiu depois de Sua morte, Pedro foi o primeiro a vê-lo.

São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica, baseada na seguinte passagem:  “que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.” (Mateus 16:18-19)

São Paulo
Como líder dos apóstolos estava constantemente à frente de assembleias e missões. Presidiu a reunião que escolheu Matias para suceder Judas Iscariotes, o traidor. A primeira pregação de São Pedro aconteceu no dia de Pentecostes. Levou o seu ministério a várias regiões e durante estas viagens, encontrou-se com São Paulo (também ele apóstolo, que antes perseguia cristãos e após Jesus ter-lhe aparecido, converteu-se e propagou o cristianismo, escrevendo uma parte do Novo Testamento) e tornando-se grandes amigos continuaram a missão juntos. Ficaram presos por ordem de Nero. Enquanto se encontrava na cadeia, São Pedro junto a São Paulo realizou inúmeros baptismos.

No ano 64 d.C, Pedro morreu crucificado. Quando soube que seria crucificado, Pedro escolheu ser posto de cabeça para baixo, por considerar-se indigno de morrer como Jesus. O primeiro pontífice católico está enterrado na basílica que leva seu nome e se localiza no Vaticano. São Paulo morreu decapitado nos arredores de Roma.

Para comemorar este apóstolo, faz-se festas populares, com manjericos nas janelas e fitas coloridas pelas ruas, juntando-se a multidão e a família. 

Oração: Ó Santos Apóstolos São Pedro e São Paulo, nós te escolhemos hoje e para sempre como nossos especiais protectores e advogados:

Ao glorioso São Pedro, Príncipe dos Apóstolos, por ser a pedra sobre qual Deus edificou sua Igreja;
ao bem-aventurado São Paulo, porque foi escolhido por Deus como pregador da verdade em todo o mundo.
Alcança-nos, te pedimos, uma viva fé, firme esperança e ardente caridade;
um despojamento total de nós mesmos, desprezo pelo mundo, paciência nas adversidades, humildade nas coisas prósperas, atenção na oração,
sincera intenção no trabalho, diligencia no cumprimento das obrigações, constância nos propósitos,
conformidade com vontade Deus e perseverança na divina graça ate a morte, a fim de que por tua intercessão e teus gloriosos méritos,
superadas as tentações do mundo, do demónio e da carne, sejamos dignos de comparecer diante do supremo e eterno Pastor de almas, Jesus Cristo,
para gozar e amar eternamente a ele que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

Deus nos abençoe, Daniela.

quarta-feira, 22 de junho de 2016

Dia de São João Batista- 24 de Junho


São João Batista é um santo popular, também conhecido como casamenteiro, profeta, santo, mártir, precursor do Messias e arauto da verdade, custe o que custar.

São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Foi ele também que baptizou Jesus.

Neste dia celebra-se o seu nascimento, 6 meses antes do nascimento de Jesus, 24 de Junho. Fitas coloridas e martelinhos de plástico, assim como danças populares compõem este dia de festa.

Contudo não deixemos para trás um tempo de oração:

São João Batista, voz que clama no deserto: "Endireitai os caminhos do Senhor. Fazei penitência, porque no meio de vós está quem vós não conheceis e do qual eu não sou digno de desatar os cordões das sandálias", ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: "Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo".

São João, pregador da penitência, rogai por nós.
São João, precursor do Messias, rogai por nós.
São João, alegria do povo, rogai por nós. Amém.

Deus nos abençoe. Daniela.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Dia de Santo António - 13 de Junho

Neste dia especial celebra-se o Santo António, santo padroeiro da cidade de Lisboa. Santo António nasceu a 15 de Agosto de 1195, em Lisboa, e faleceu a 13 de Junho de 1231, em Pádua. Foi assim escolhido o dia 13 para a sua celebração.

 É conhecido como o santo casamenteiro, sendo o santo a que os jovens devem pedir ajuda para arranjar um namorado e/ou se casar.
Também é conhecido como o santo dos pobres e o santo das coisas e das causas perdidas. Sempre que se perde algo, pode-se rezar ao Santo António em auxílio, para este ajudar a encontrar a coisa perdida. As crianças podem dar uma esmola ao Santo António e pedir proteção e saúde.

Santo António a pregar aos peixes
Nesta época é típico enfeitar as ruas com bandeirinhas coloridas e manjericos nas janelas, assim como danças populares e sardinha assada. 


Deus nos abençoe, Daniela. 

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Uma viagem baseada no DNA

Para que o racismo acabe e para que nada nos divida.  Temos mais em comum do que pensamos.


Deus nos abençoe, Daniela.

terça-feira, 7 de junho de 2016

Solidariedade nas cidades- Papa Francisco

Para que os idosos, os marginalizados e as pessoas sós encontrem, mesmo nas grandes cidades, espaços de convívio e solidariedade.

Deus nos abençoe, Daniela.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Adoração por internet

É possível fazer a adoração ao santíssimo sacramento pela Internet?

Sim, é possível. Acompanhar a missa pela televisão, internet, rádio possui a sua validez para os que estão impedidos de ir pessoalmente até uma igreja incluindo a possibilidade de comunhão espiritual, através de uma hora santa de adoração e/ou fazer uma visita eucarística online em qualquer momento e lugar.

Deus, que é omnipresente, também recebe nossa oração de adoração por esses meios e a aceita com agrado. Jesus disse claramente à mulher samaritana: a adoração a Deus não pode se limitar necessariamente a uma localização geográfica. O melhor “lugar” para encontrar Deus é Jesus Cristo; ninguém chega ao Pai senão por Jesus (João 14,6).

Contudo o uso da internet ou da televisão é apenas um instrumento que não pretende substituir a relação pessoal com Deus pela via sacramental, é apenas uma forma de acompanhar e reforçar o encontro pessoal. O melhor se assim for possível é ir à igreja e receber a eucaristia, mas caso esteja doente, tenha que trabalhar, tenha a idade avançada, alguma razão válida para não ir à igreja, pode e deve assistir a eucaristia pela internet/televisão.

Aqui estão alguns sites onde poderá adorar a eucaristia (para a adoração ter efeito, a missa deverá ser em direto):

Deus nos abençoe, Daniela.