15 de Agosto de 1652, tarde de Verão, a uns 20 metros da “Mare de Saint Gall” , o, onde as ovelhas vão matar a sede, Jeanne Courtel, uma pastorinha de onze anos e meio, surda-muda de nascença, cuida do rebanho de seu pai no prado dos Fontenelles. De repente aparece-lhe uma jovem e bela dama vestida de cetim branco, e diz:
- Encantadora menina, dá-me um dos teus carneiros!
- Esses carneiros não são meus, são de meu pai. - respondeu a menina, que até então nunca havia pronunciado uma palavra.
- Então vai procurar teus pais... e pede um cordeiro para mim.
-Mas... quem guardará o meu rebanho?
- Eu mesma. Eu cuidarei dos teus carneiros.
A menina foi correndo para a casa dos pais, onde todos ficaram pasmados ao ouvi-la dizer:
- Pai! Pai! Uma senhora veio me ver, e pediu-me um dos cordeiros do senhor.
- Oh, minha filha! Se essa senhora te restituiu a palavra, daremos a ela todo o nosso rebanho!
- Ela disse também que é preciso remexer o lago, para encontrar a sua imagem enterrada e perdida há séculos.
- E o que mais ela te pediu?
- Ela diz que é a Virgem Maria, e que é preciso construir uma capela para Ela no meio da aldeia, para que os peregrinos possam vir em multidões para honrá-la.
-Se é verdade o que dizes, pediremos ao bispo que nos permita construir um santuário para Ela - respondeu o pai, visivelmente emocionado pelo milagre.
O milagre ocorrido com a pequena Jeanne deixou estupefacto o vilarejo, como facilmente se pode imaginar. O pároco de Prénessaye, Olivier Audrian, a cuja paróquia pertence Querrien, foi avisado e mandou pessoas de confiança verificarem o ocorrido. Tudo se passou rapidamente. Nossa Senhora apareceu uma segunda vez e insistiu:
- Eu sou a Virgem Maria, escolhi este lugar e quero que se construa uma capela no centro do vilarejo.
A pastora, seus pais e vizinhos foram ao pároco confiar a mensagem da “belle Demoiselle”. Messire Audrian, perplexo e confuso, embora constatando a cura da surda-muda, continuava céptico e pretendia falar com o bispo.
Nova aparição, em que a pequena Joana contou à bela Senhora as reticências do pároco. Para dar uma prova da credibilidade do seu pedido, Ela ordenou que se vasculhasse a maré de São Galo, onde se encontraria a sua imagem que outrora ali foi venerada. Assim, mais de mil anos depois de seu desaparecimento, no dia 20 de Agosto de 1652 reencontrou-se a imagem esculpida por São Galo, em perfeito estado, sem humidade nem estragos. A partir de então, milagres e curas começaram a realizar-se. A pastora voltou à carga:
Capela construída |
- É preciso construir a capela.
Mas o pároco resistia. Nossa Senhora apareceu ainda uma vez, e transmitiu outra ordem:
-Já que o pároco não quer se ocupar da construção, procure o bispo, que dará ouvidos à mensagem e tomará as providências necessárias.
Anos mais tarde a capela ficou concluída e ainda hoje é um centro de peregrinações.
Deus nos abençoe, Daniela.
Retirado de Curiosidades Católicas
Sem comentários:
Enviar um comentário