Quando é que recebemos os dons do Espírito Santo?
No baptismo, tornamos-nos filhos de Deus. Recebemos a graça santificante com todo o cortejo de virtudes sobrenaturais, inclusive com os dons do Espírito Santo. Mas na Crisma, recebemos de um modo especial o Divino Espírito Santo, para as lutas interiores e exteriores, pelas quais guardaremos intacta nossa fé. É, então, na Crisma que recebemos os dons do Espírito Santo de um modo muito especial. Deverá receber a Crisma o mais cedo possível, a idade mínima é de 14 anos (com excepção de casos urgentes como morte).
Quais são os dons do Espírito Santo?
Temor de Deus , Piedade, Força, Conselho, Ciência, Inteligência e Sabedoria.
- Sabedoria: O Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e seleccionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
- Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.
- Conselho: Este dom liga-nos a Deus e, ao mesmo tempo, liga-nos às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.
- Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
- Ciência: O dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência.
- Piedade: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.
- Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.
Deus nos abençoe, Daniela.
Sem comentários:
Enviar um comentário