segunda-feira, 30 de maio de 2016

"Príncipe, vê como se morre, e aonde vêm parar as grandezas do mundo"

O rei de Espanha, estando para morrer, mandou chamar o filho e, entreabrindo as vestes reais, mostrou-lhe o peito roído de vermes, dizendo:

– Príncipe, vê como se morre, e aonde vêm parar as grandezas do mundo.

Depois exclamou:

– Quem me dera ter sido simples frade de qualquer ordem e não monarca!

Ao mesmo tempo, mandou lançar ao pescoço uma corda da qual pendia uma cruz de madeira, e, tendo disposto tudo para a morte, acrescentou:

– Meu filho, quis que estivesses presente a este ato para veres bem como na morte o mundo trata os próprios reis. Quem tiver vivido melhor, achará lugar melhor junto de Deus.

Esse filho, depois Felipe II, quando, por sua vez, estava para morrer na idade de 23 anos, disse:

– Meus vassalos, não faleis no meu elogio fúnebre senão no que estais vendo agora. Dizei que na morte de nada serve ser rei, senão para sentir maior tormento de o haver sido.

Em seguida, exclamou:

– Prouvera a Deus que nunca tivesse sido rei e tivesse vivido num deserto no serviço de Deus! Poderia apresentar-me agora com mais confiança ao seu tribunal e não correria tamanho risco de me condenar.

De que servem, porém, tais desejos na hora da morte senão para maior mágoa e desespero do que não amou a Deus durante a vida?

Com razão dizia Santa Teresa: Não se deve fazer caso das coisas que acabam com a vida; a verdadeira vida consiste em viver de tal modo que não se tenha de recear a morte. Se desejamos ver o que valem os bens da terra, consideremo-los com os olhos fitos na morte e digamos: as honras, as dignidades, os prazeres, as riquezas acabarão um dia: assim atendamos em nos fazer santos e ricos daqueles bens que nos acompanharão para a eternidade e nos tornarão contentes para sempre.

Ah, meu Redentor, padecestes tantos sofrimentos e ignomínias por meu amor, e eu amei tanto os prazeres e bens passageiros deste mundo que, por causa deles, cheguei a calcar aos pés a vossa graça. Mas se Vós, quando eu Vos desprezava, não deixastes de me procurar, não posso temer, ó meu Jesus, que me rejeiteis agora que Vos procuro e Vos amo de todo o coração e me arrependo mais de Vos ter ofendido que se tivesse sofrido qualquer outra desgraça.

Deus nos abençoe, Daniela.


Retirado de : Santo Afonso Maria de Ligório – Extraído de Meditações, Para todos os Dias e Festas do Ano, Tomo II

domingo, 29 de maio de 2016

Crisma

O que é a Crisma?

Nascidos para a vida da graça pelo Baptismo, é pelo Sacramento da Crisma que recebemos a maturidade da vida espiritual. Ou seja, somos fortalecidos pelo Divino Espírito Santo, que nos torna capazes de defender a nossa Fé, de vencer as tentações, de procurarmos a santidade com todas as forças da alma.Pelo Baptismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. 
Pelo Baptismo nós nascemos, pela Crisma nós crescemos na vida da graça. 


Mas já não tínhamos recebido o Espírito Santo no Baptismo?

No Baptismo, a pessoa é mergulhada na vida de Deus Trino e na comunidade cristã. A crisma é o recebimento do Espírito Santo, que confirma o cristão para assumir pessoalmente o compromisso de fé. 


 Quais são as graças que recebemos pelo Sacramento da Crisma?

  • Aumento da graça santificante. 
  • Recebemos de modo novo e especial o Divino Espírito Santo, com seus sete dons sagrados. 
  • Imprime o carácter de Soldados de Cristo. 

A crisma, como o Baptismo e a Ordem, imprime carácter, ou seja, marca de modo indelével nossa alma, de modo que nunca mais perdemos a marca de crismados. Por essa razão não podemos receber a Crisma mais de uma vez, como também o Baptismo e a Ordem.

Recebemos ainda os sete dons do Espírito Santo: 
1 - Temor de Deus 
2 - Piedade 
3 - Fortaleza 
4 - Conselho 
5 - Ciência 
6 - Inteligência
7 - Sabedoria 

Deus nos abençoe, Daniela.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

Dons do Espírito Santo

Quando é que recebemos os dons do Espírito Santo? 

No baptismo, tornamos-nos filhos de Deus. Recebemos a graça santificante com todo o cortejo de virtudes sobrenaturais, inclusive com os dons do Espírito Santo. Mas na Crisma, recebemos de um modo especial o Divino Espírito Santo, para as lutas interiores e exteriores, pelas quais guardaremos intacta nossa fé. É, então, na Crisma que recebemos os dons do Espírito Santo de um modo muito especial. Deverá receber a Crisma o mais cedo possível, a idade mínima é de 14 anos (com excepção de casos urgentes como morte).


Quais são os dons do Espírito Santo?


Temor de Deus , Piedade, Força, Conselho, Ciência, Inteligência e Sabedoria.


  • Sabedoria: O Espírito Santo nos concede este dom para que possamos entender e seleccionar aquilo que é mais importante na nossa vida.
  • Inteligência: Não é apenas um dom humano de entender as coisas, é muito mais do que isso; é o dom de poder sentir a presença de Deus em todos nós.
  • Conselho: Este dom liga-nos a Deus e, ao mesmo tempo, liga-nos às outras pessoas, ajudando uns aos outros para trilhar no caminho de Deus.
  • Fortaleza: O dom da fortaleza nos permite ser fortes diante daquelas situações difíceis e de tudo aquilo que nos provoca e teima tirar de nós a nossa fé.
  • Ciência: O dom da ciência nos leva a um conhecimento mais aprofundado de Deus. O conhecimento das coisas de Deus não está apenas no nível intelectual, mas está no nível da vivência. 
  • Piedade: dom que está relacionado com a misericórdia, ou seja, Deus quer nos fazer ter piedade e compaixão.
  • Temor de Deus: Não é o dom que nos leva a ter medo de Deus, mas é o dom que nos leva à adoração de Deus. A partir do momento em que eu conheço e busco a Deus, valorizo a sua presença em nós.
Deus nos abençoe, Daniela.

O que é o Espírito Santo?

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Mas quem é o Espírito Santo?


  •  O Espírito Santo não é uma pessoa, a Bíblia mostra-o (Êxodo 15:8, 10)
  • O espírito santo é o poder de Deus em ação, é sua força ativa. (Miqueias 3:8; Lucas 1:35) 
  • A Bíblia diz que Deus ‘envia o seu espírito’. Mas como ele faz isto? Ele projeta a sua energia para onde for necessário a fim de fazer a sua vontade (Salmo 104:30; 139:7).
Resumidamente o Espírito Santo é a vontade de Deus, a sua glória, a manifestação da Sua presença  e pode habitar em nós.

Deus nos abençoe, Daniela.

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Corpus Christi, uma oração em canto gregoriano

1.Eu vos adoro devotamente, ó Divindade escondida,
Que verdadeiramente oculta-se sob estas aparências,
A Vós, meu coração submete-se todo por inteiro,
Porque, vos contemplando, tudo desfalece.

2.A vista, o tato, o gosto falham com relação a Vós
Mas, somente em vos ouvir em tudo creio.
Creio em tudo aquilo que disse o Filho de Deus,
Nada mais verdadeiro que esta Palavra de Verdade.

3.Na cruz, estava oculta somente a vossa Divindade,
Mas aqui, oculta-se também a vossa Humanidade.
Eu, contudo, crendo e professando ambas,
Peço aquilo que pediu o ladrão arrependido.

4.Não vejo, como Tomé, as vossas chagas
Entretanto, vos confesso meu Senhor e meu Deus
Faça que eu sempre creia mais em Vós,
Em vós esperar e vos amar.

5.Ó memorial da morte do Senhor,
Pão vivo que dá vida aos homens,
Faça que minha alma viva de Vós,
E que à ela seja sempre doce este saber.

6.Senhor Jesus, bondoso pelicano,
Lava-me, eu que sou imundo, em teu sangue
Pois que uma única gota faz salvar
Todo o mundo e apagar todo pecado.

7.Ó Jesus, que velado agora vejo
Peço que se realize aquilo que tanto desejo
Que eu veja claramente vossa face revelada
Que eu seja feliz contemplando a vossa glória. Amém.

Deus nos abençoe, Daniela.

Um testemunho perfeito para reflectir o Corpo de Deus

Alguns meses antes de sua morte, o Bispo Fulton J. Sheen foi entrevistado pela rede nacional de televisão: “Bispo Sheen, milhares de pessoas em todo o mundo inspiram-se em você. Em quem você se inspirou? Foi por acaso em algum Papa?”.

O Bispo Sheen respondeu que sua maior inspiração não foi um Papa, um Cardeal, ou outro Bispo, sequer um sacerdote ou freira. Foi uma menina chinesa de onze anos de idade.

Explicou que quando os comunistas apoderaram-se da China, prenderam um sacerdote em sua própria reitoria, próximo à Igreja. O sacerdote observou assustado, de sua janela, como os comunistas invadiram o templo e dirigiram-se ao santuário. Cheios de ódio profanaram o tabernáculo, pegaram o cálice e, atirando-o ao chão, espalharam-se as hóstias consagradas.

Eram tempos de perseguição e o sacerdote sabia exatamente quantas hóstias havia no cálice: trinta e duas.

Quando os comunistas retiraram-se, talvez não tivessem percebido, ou não prestaram atenção, a uma menininha, que rezando na parte detrás da igreja, viu tudo o que ocorreu. À noite, a pequena regressou e, escapando da guarda posta na reitoria, entrou no templo. Ali, fez uma hora santa de oração, um ato de amor para reparar o ato de ódio. Depois de sua hora santa, entrou no santuário, ajoelhou-se, e inclinando-se para frente, com sua língua recebeu Jesus na Sagrada Comunhão. (Naquele tempo não era permitido aos leigos tocar a Eucaristia com suas mãos).

A pequena continuou regressando a cada noite, fazendo sua hora santa e recebendo Jesus Eucarístico na língua. Na trigésima segunda noite, depois de haver consumido a última hóstia, acidentalmente fez um barulho que despertou o guarda. Este correu atrás dela, agarrou-a, e golpeou-a até mata-la com a parte posterior de sua arma.
Este ato de martírio heróico foi presenciado pelo sacerdote enquanto, profundamente abatido, olhava da janela de seu quarto convertido em cela.

Quando o Bispo Sheen escutou o relato, inspirou-se de tal maneira que prometeu a Deus que faria uma hora santa de oração diante de Jesus Sacramentado todos os dias, pelo resto de sua vida. Se aquela pequena pôde dar testemunho com sua vida da real e bela Presença do seu Salvador no Santíssimo Sacramento então, o bispo via-se obrigado ao mesmo. Seu único desejo desde então seria atrair o mundo ao Coração ardente de Jesus no Santíssimo Sacramento.

A pequena ensinou ao Bispo o verdadeiro valor e zelo que se deve ter pela Eucaristia; como a fé pode sobrepor-se a todo medo e como o verdadeiro amor a Jesus na Eucaristia deve transcender a própria vida.

Deus nos abençoe, Daniela.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Corpo de Deus

Amanhã (26 de Maio) celebra-se o Corpo de Deus, tendo passado 60 dias após a Páscoa. É uma "festa de guarda" onde se deve ir à missa obrigatoriamente, com excepção de casos graves ou urgentes. O corpo de Deus tem como fim celebrar o mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

 "Este é o meu corpo... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim" , Jesus na última Ceia.
Neste dia haverá procissão e poderá haver festas nas vilas ou aldeias, assim como tapetes de Corpus Christi que são feitos de diversos materiais (borras de café, areia, flores, serradura,..) de forma a enfeitar o local onde a procissão passará. 

Deus nos abençoe, Daniela.

sábado, 21 de maio de 2016

Ladainha da Humildade


Senhor, tende piedade de nós

Cristo, tende piedade de nós
Senhor, tende piedade de nós

Jesus, manso e humilde de coração, ouvi-nos
Jesus, manso e humilde de coração, atendei-nos
Jesus, manso e humilde de coração, fazei o nosso coração semelhante ao Vosso.

Do desejo de ser estimado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser amado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser buscado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser louvado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser honrado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser preferido, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser consultado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser aprovado, livrai-me, Jesus!
Do desejo de ser adulado, livrai-me, Jesus!

Do temor de ser humilhado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser desprezado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser rejeitado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser caluniado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser esquecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser ridicularizado, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser escarnecido, livrai-me, Jesus!
Do temor de ser injuriado, livrai-me, Jesus!

Que os outros sejam amados mais do que eu: Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam estimados mais do que eu: Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam crescer na opinião do mundo, e que eu possa diminuir: Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que aos outros seja concedida mais confiança no seu trabalho e que eu seja deixado de lado:  Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros sejam louvados e eu esquecido:  Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser preferidos a mim em tudo:  Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!
Que os outros possam ser mais santos do que eu, contanto que eu  pelo menos me torne santo como puder:  Ó Jesus, concedei-me a graça de desejá-lo!

Ó Maria, Mãe dos humildes, rogai por nós!
São José, protetor das almas humildes, rogai por nós!
São Miguel, que fostes o primeiro a lutar contra o orgulho e o primeiro a abatê-lo, rogai por nós!
Ó justos todos, santificados a partir do espírito de humildade, rogai por nós!

Ó Deus que, através dos ensinamentos e do exemplo do Vosso Filho Jesus, apresentastes a humildade como chave que abre os tesouros da graça e como fundamento de todas as outras virtudes – caminho certo para o céu – concedei-nos, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, a mais humilde e a mais Santa de todas as criaturas, aceitar agradecendo todas as humilhações que a Vossa Divina Providência nos oferecer. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém.

Deus nos abençoe, Daniela.

domingo, 15 de maio de 2016

Santuário de Fátima em direto

Para quem quer ir ao santuário de Fátima e não consegue por diversos motivos, trago-os hoje um canal em direto, disponível a todas as horas do dia e da noite. Para que podeis orar e estar mais perto de Jesus, Deus e a Nossa Senhora. Para aceder é só clicar no link abaixo e desfrute.


Deus nos abençoe, Daniela.

sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nossa Senhora de Fátima - 13 de Maio

Hoje mais do que nunca devemos rezar o Santo Rosário, faz hoje 99 anos (13 de Maio de 1917) desde a sua primeira aparição em Fátima ás 3 crianças: Lúcia, 10 anos, modelo de obediência e seus primos Francisco, 9, modelo de adoração e Jacinta, 7, modelo de acolhimento.

Na Cova da Iria aconteceram seis aparições de Nossa Senhora do Rosário. A sexta, sendo somente para a Irmã Lúcia, assim como aquelas que ocorreram na Espanha. Em Agosto, devido às perseguições que os Pastorinhos estavam sofrendo por causa da mensagem de Fátima, a Virgem do Rosário não pôde mais aparecer para eles na Cova da Iria. No dia 19 de Agosto ela aparece a eles então no Valinhos.

Em todas as vezes que apareceu havia características comuns no seu diálogo: o mistério da Santíssima Trindade, a reparação, a oração, a oração do Santo Rosário, a conversão, a consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Enfim, por intermédio dos Pastorinhos, a Virgem de Fátima nos convoca à vivência do Evangelho, centralizado no mistério da Eucaristia. A mensagem de Fátima está a serviço da Boa Nova de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Virgem Maria nos convida para vivermos a graça e a misericórdia. A mensagem de Fátima é dirigida ao mundo, por isso, lá é o Altar do Mundo.

Expressão do Coração Imaculado de Maria que, no fim, irá triunfar é a jaculatória ensinada por Lúcia: “Ó Meu Jesus, perdoai-nos e livrai-nos do fogo do Inferno, levai as almas todas para o Céu; socorrei principalmente as que mais precisarem!

Por isso agarrem no seu terço e ponha de lado um pouco a correria da vida e reze o Santo Rosário com a sua alma cheia de fé.


Deus nos abençoe, Daniela.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Oração de São Frei Galvão

Santíssima Trindade, Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro e vos agradeço por terdes dados ao mundo São Frei Galvão, que soube em sua vida imitar tão perfeitamente os exemplos de Cristo, a ponto de ser colocado como modelo para nós, que ainda peregrinamos neste mundo.
A sua fé na mensagem de Cristo, a sua caridade ardente e a sua vida de esperança orientada unicamente para Vós são motivos de força e entusiasmo para nós. A sua bondade, Senhor, sensibilizou-me e, sentindo-me indigno de recorrer directamente a Vós, faço-o por meio de São Frei Galvão, o santo da minha confiança. Para ser digno de sua intercessão, prometo imitar os seus exemplos. [expressa-se o pedido] Senhor, dignai-vos atender meu pedido, se essa for a vossa vontade. Amém.
Reza-se um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai.

Deus nos abençoe, Daniela.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Uma passagem que não nos devemos esquecer

Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.” (Filipenses 4,6-7)
Deus nos abençoe, Daniela.

sábado, 7 de maio de 2016

Ensinar as crianças a rezar

Ensinar as crianças a rezar nem sempre é uma tarefa fácil, muitas perdem a atenção ou simplesmente não o gostam de o fazer. Antes de o ensinar a rezar, ajude-o a entender para quem reza e porquê. Fale-lhe de Deus e do seu amor, fale de Jesus e a Virgem Maria, ajude-o a entender para que sinta o mesmo amor de Deus que você.

Quando o for ensinar alguma oração, participe nela, não lhe dê um papel com a mesma para ele decorar como se fosse um trabalho da escola. Participe e demonstre como é simples e divertido. O melhor será começar por ensinar o sinal da cruz e orações pequenas e que fiquem na cabeça como por exemplo:
  • Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do Espírito Santo. 

  •  Anjinho da Guarda, meu bom amiguinho, me leve sempre, pelo bom caminho.

Com o passar do tempo, ensine-o a fazer a sua própria oração, agradecendo a Deus pelo seu dia e até fazendo os seus pedidos de ajuda. Vá rezando com ele até que decore e que o faça por vontade própria, ensine assim que possível o Pai Nosso e o Avé Maria, pois são orações muito poderosas e que o ajudaram a protegê-lo melhor do Maligno.

Se quiser investigar mais algumas orações pequeninas para rezar com os seus filhos, netos ou sobrinhos, visite o link abaixo pois encontrará mais 25 orações para crianças. Espero ter ajudado.


Deus nos abençoe, Daniela.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Oração antiga para a proteção do Maligno durante a noite

À noite, faço o sinal da cruz sobre o meu corpo,
E faço d’Ela uma guardiã dia e noite.
Assim, à noite, enquanto durmo e vem o Maligno para arruinar minha alma,
Ele vê a luz da Tua cruz e corre para se esconder na escuridão de fora,
E pela manhã eu me levanto e Te elevo meu louvor.


Deus nos abençoe, Daniela.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Papa Francisco- "Para que todas as mulheres sejam honradas e respeitadas"

“Para que, em todos os países do mundo, as mulheres sejam honradas e respeitadas, e seja valorizado o seu imprescindível contributo social” (Papa Francisco – Maio 2016)

Deus nos abençoe, Daniela.

domingo, 1 de maio de 2016

Missa de Angelis cantada por monges do norte de Espanha

No vídeo a seguir, podemos apreciar a execução dos cantos da Missa de Angelis pelos monges do célebre mosteiro de São Domingos de Silos, no norte da Espanha. Esta comunidade da milenar Ordem de São Bento é reconhecida mundialmente pela qualidade magistral na execução do canto gregoriano. Aproveite e desfrute da ligação com Deus.



Deus nos abençoe, Daniela.